Powered By Blogger

sexta-feira, junho 01, 2007

So espero que os policiais nao nos obriguem, em pouco tempo, a dar-lhes o tratamento de Sua Santidade.

31/05/2007 - 16h36 - Atualizado em 31/05/2007 - 20h18

Delegados do DF querem ser chamados de 'Vossa Excelência'
Manual de redação diz que o termo correto é Vossa Senhoria.
O termo doutor também é incorreto, afirma professora de português da UnB.
Do G1, em Brasília, com informações do DFTV



O representante dos 600 delegados do Distrito Federal quer que os responsáveis pelas delegacias sejam chamados de Vossa Excelência. O pronome de tratamento é utilizado somente para o Presidente da República, governadores, ministros, senadores, deputados, inclusive distritais e juízes. Segundo as regras do manual de Comunicação Oficial do GDF, o tratamento correto para se chamar um delegado é Vossa Senhoria. Informalmente, outro erro comum, é chamar delegado de doutor.

Veja o site do DFTV

Muita gente se refere a um delegado, chamando-o de doutor, tal erro acontece por desinformação ou tentativa de cortesia, explica a professora da Universidade de Brasília Wânia de Aragão Costa. “Doutor não é pronome de tratamento. Doutor é um agrado, uma forma de cortesia, ou um título que se tem direito quando se cursa e se é aprovado em defesa de uma tese de doutorado”.

O presidente do Sindicato dos Delegados, Mauro César Lima, mandou um ofício à direção da Polícia Civil para pedir que os delegados sejam chamados de Vossa Excelência. Ele justifica que a carreira foi reconhecida como jurídica pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Queremos apenas um tratamento isonômico com os membros do Ministério Público e da magistratura. E, para tal, isso reflete numa valorização do profissional de delegado de polícia. Não é questão de vaidade e sim de profissionalismo e valorização”, pede Lima.

Nem doutor, nem Vossa Excelência
O tratamento correto para os delegados está determinado por um Manual de Comunicação Oficial do GDF, que foi feito no ano passado pela então Secretaria de Gestão Administrativa, que tem como fonte o Manual de Redação da Presidência da República. O Manual diz que delegado tem que ser chamado de Vossa Senhoria, da mesma forma que administrador regional, chefe de gabinete, presidente de empresa pública, autarquia ou fundação e secretário-adjunto.

“Vossa Senhoria é técnico, é uma palavra que tem origem na senhoria, na estrutura feudal, um reconhecimento de que alguém tem jurisdição, tem poder, tem autoridade. Diferentemente da reverencia da excelência. Excelentíssimo eu tenho certeza que é uma expressão laudatória, uma reverência e não deveria ser assim no serviço público”, opina a professora Wânia.

Arquivo do blog