Powered By Blogger

sábado, junho 09, 2007

No Blog de Orlando Tambosi, materia para refletir.

Sexta-feira, Junho 08, 2007
Cadê os eleitores da SBPC?

Governismo demais?

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está surpresa com a baixa participação de seus membros na eleição encerrada na quarta-feira. Diz José Monserrat Filho, editor do Jornal da Ciência:

Perguntas que ficam: por que 1.194 sócios quites, pelo menos, deixaram de votar? Por que a falta de interesse de tantos sócios que poderiam ter votado (foram insistentemente informados) e não votaram?

Não sou sócio da SBPC, mas arrisco um palpite. Talvez a entidade esteja com ares governistas demais. Para quem vê de fora, pelo menos, é visível um certo oficialismo. Cito como exemplo a reunião anual realizada aqui em Florianópolis no ano passado.

Quem fez a conferência de abertura? Ninguém menos que a filósofa da corte, Marilena Chauí, que falou do marxismo como se ciência fosse. E quem foi destaque numa discussão sobre mídia? Ora, o jornalista chapa-branca Paulo Henrique Amorim, que denunciou uma "conspiração" da imprensa contra Lula (leia "Um chapa-branca na SBPC"). Na época, estavam ambos em plena campanha pela reeleição de Lula.

Portanto, Monserrat, não há nenhum "enigma" a desvendar. Em algumas áreas da SBPC, talvez haja ideologia demais e ciência de menos. Daí para o esvaziamento, é apenas um passo.

Arquivo do blog