Powered By Blogger

quarta-feira, junho 27, 2007

INCITATUS, O RETORNO

26/06/2007 - 21h58
Sibá renuncia à presidência do Conselho de Ética e retarda caso Renan

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
Folha Online, em Brasília
O senador Sibá Machado (PT-AC) renunciou hoje ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado. Em comunicado enviado à Secretaria Geral da Mesa do Senado, Sibá também afirma ter desistido da sua vaga de titular do conselho. O senador estava sendo pressionado por aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e pelo Palácio do Planalto para abrir mão do cargo como estratégia para retardar as investigações sobre o presidente do Senado.

Oficialmente, Sibá nega que tenha deixado a presidência do conselho por pressões do governo federal. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse à Folha Online que o senador desistiu da presidência do conselho diante da indefinição sobre o caso Renan. Desde a semana passada, Sibá procurava um relator para substituir o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que está afastado do Senado por licença médica.

"Ele alegou que não estava conseguindo encaminhar as coisas [no conselho] da forma como pretendia", afirmou Casagrande. O líder e integrantes da base aliada do governo se reuniram com Sibá esta noite, quando o petista comunicou a decisão de renunciar.

Sibá havia convocado reunião do conselho amanhã para votar o relatório de Cafeteira que inocenta Renan das denúncias de que teria utilizado recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso --com quem tem uma filha fora do casamento.

A ameaça de Sibá em colocar o relatório para votação irritou os aliados de Renan que, nos bastidores, admitiram não ter número de votos suficientes para enterrar o processo contra o senador. Na prática, o grupo pró-Renan temia a aprovação de um voto em separado apresentado pela oposição que determinava a ampliação do foco das investigações sobre o senador.

Diante de tamanha pressão dos aliados, o presidente do conselho acabou tendo na renúncia uma saída para evitar um desfecho que não desagradasse os aliados de Renan.

Casagrande acredita que, com a renúncia de Sibá, caberá agora ao vice-presidente do conselho, Adelmir Santana (DEM-DF), determinar uma nova data para a votação do relatório. "Com a renúncia, o vice tem que assumir e convocar uma nova reunião", disse Casagrande.

Pressão

Sibá recebeu telefonemas de líderes petistas e de emissários do Palácio do Planalto ao longo do dia com sugestões para que renunciasse ao cargo. O senador se reuniu por duas vezes com a bancada do PT no Senado e líderes aliados para discutir a sua renúncia.

Os aliados do presidente do Senado acreditam que se o Conselho de Ética não colocar em votação o relatório de Cafeteira nos próximos dias, o Congresso poderá entrar de recesso em julho sem que o caso esteja solucionado.

Com o afastamento de Sibá, será criado um novo impasse para a escolha do novo presidente --o que na prática retarda o processo contra Renan. Aliados do presidente do Senado também temiam que Sibá adotasse uma postura mais "independente" diante da pressão da opinião pública por investigações mais detalhadas sobre Renan --e por isso defenderam o seu afastamento.

A oposição criticou a pressão dos governistas sobre Sibá. Antes de Sibá formalizar o seu afastamento, o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), havia criticado a possibilidade de renúncia. "Seria o fim da picada, a confissão da pressão insustentável. É uma pressão explícita do Palácio do Planalto para defender seu correligionário", disse.


COMENTÁRIO:

SUETONIO : «QUANTO AO SEU CAVALO INCITATUS, NA VÉSPERA DOS JOGOS DE CIRCO, PARA QUE SEU REPOUSO NÃO FOSSE VIOLADO, ELE TINHA O COSTUME DE IMPOR SILÊNCIO AOS VISINHOS, PELOS SOLDADOS; ALÉM DE UM ESTÁBULO DE MÁRMORE E MANJEDOURA DE MARFIM, DE CAPAS PURPÚREAS E ENFEITES COM PEDRAS PRECIOSAS, ELE CHEGOU A LHE CONCEDER UM PALÁCIO, ESCRAVOS, MOBÍLIA, PARA RECEBER MAGNIFICAMENTE AS PESSOAS CONVIDADAS EM SEU NOME; E PROJETAVA MESMO, FALA-SE, DELE FAZER UM CONSUL (CONSULATUM QUOQUE TRADITUR DESTINASSE)" (ViDA DOS DOZE CÉSARES, LIVRO 4).

QUÃO NOBRE INCITATUS! QUÃO DIGNO DE RESPEITO! QUÃO ÉTICO! QUÃO REPÚBLICO! QUÃO RIGOROSO CENSOR! QUÃO DIGNO DE ELOGIOS, SE COMPARADO AOS SEUS PARES BRASILIENSES!

Roberto Romano

Arquivo do blog